Bolsa de trança de tricô

Bom dia pessoal!!!! Tudo bem???

Vou começar 2009, com uma bolsa de tricô trançada. Ela foi inspirada no modelo da Margaret Nicole (New York).

As dicas de como fazer obtive nos blogs das amigas Rosi - O fio da meada - e Sandra - Tricô e mais tricô. Para ver as dicas da Rosi, clique aqui. As da Sandra estão aqui.
Para fazer a minha, usei :
  • 2 novelos de lã Paratapet , da Pinguin, na cor 490 - Quaresma (lilás);
  • fita de gorgurão lilás claro;
  • tecido de algodão xadrez lilás;
  • 1 par de alças de madeira clara pequena; e
  • agulha de tricô 6,5.
Montei 60 pontos. E segui conforme o gráfico abaixo:



Continuei dessa forma, fazendo as carreiras ímpares iguais a primeira carreira e, as pares, iguais a segunda, até completar 10 carreiras.

Na 11ª carreira, fiz a primeira trança. Ela é feita nos 6 pontos meia. Vamos fazer a carreira normalmente até chegar nos 6 pontos meia. Para fazer a trança, colocar os 3 primeiros pontos meia na agulha auxiliar, fazer os 3 pontos seguintes em meia, fazer os 3 pontos da agulha auxiliar em meia. Trança feita, continuamos como na primeira carreira, até o meio do trabalho, repetindo para aoutra metade.

A 12 ª carreira é feita igual a segunda. Veja o gráfico a seguir:



Da 13ª a 20ª carreira, fazer como no gráfico 1. As carreiras 21 e 22, fazer como o gráfico 2. Dessa forma, a cada 10 carreiras, faz-se uma trança. Você deverá repetir essa seqúência até ficar do tamanho desejado. Eu fiz, no total, 9 tranças.

No final, fica um retângulo, que deve ser fechado nas laterais, deixando uns 3 dedos sem costura na parte de cima, a fim de possibilitar a abertura da bolsa.

Coloque o forro e prenda as alças (veja as ótimas explicações da Rosi, no link acima). Depois é só colocar a fita, passando-a por dentro do espaço que ficou onde os pontos meias foram trançados, dando um laço bem bonito. Para finalizar, um broche e, como era um presente, coloquei a bolsa em um saco de organza.

Vocês podem variar o tamanho (número de carreiras), a largura (número de pontos meia) e a direção da trança (torcer para esquerda).

Para ver outras fotos da minha bolsa e os gráficos, clique aqui.

Espero que gostem! Não deixem de passar no blogs das amigas.

Uma fantástica e bem-humorada semana para todos!

Um fantástico 2009!!!!

Qualquer coisa ....

beijinhos

Tina
Prazer em Servir

Operação aquecendo corações, 1 quadradinho de cada vez: Quadradinho básico de crochê

Quadradinhos de crochê são fáceis, rápidos de fazer, baratos e muito versáteis.  Com eles podemos fazer uma infinidade de coisas, desde ...

Postagens mais vistas